O que você anda dizendo para você mesmo?

Hoje muito se fala sobre a importância de saber lidar com nossas emoções no ambiente de trabalho, mas que infelizmente faculdade nenhuma nos ensina e acabamos aprendendo na prática, através das nossas experiências ou, muitas vezes, preferimos nem pensar sobre isso e continuamos agindo de acordo com o que achamos correto.

Mas para que possamos aprender a lidar com nossas emoções no trabalho, a primeira dica é não se cobrar tanto, você não é um super-homem ou uma super mulher que tem que acertar o tempo todo, aceitar que somos imperfeitos é o primeiro passo, demonstrar nossas vulnerabilidades, aceitando que não sabemos tudo, que nos sentimos inseguros diante de algumas situações, por exemplo, não é sinal de fraqueza, mas sim de coragem, como nos ensina a pesquisadora e escritora Brené Brown. Que o que nos conecta, nos aproxima das outras pessoas é a nossa vulnerabilidade, algo muito difícil de encontrar, num mundo que muito se valoriza a mídia, as redes sociais, onde todos são tão perfeitinhos não é?!. E o que acontece é que nos comparamos o tempo todo, lutamos para nos tornarmos iguais, sem olharmos internamente para aquilo que é realmente importante para mim, sobre o que me faz feliz, sobre o que eu quero alcançar.

A segunda dica é aprender a conversar com você mesmo, já parou para pensar sobre a quantidade de críticas que nos fazemos diariamente, sendo que a crítica não ativa de maneira nenhuma o nosso potencial, aquilo que temos de melhor. Precisamos ser mais amáveis e carinhos conosco mesmos e ao invés de conversarmos conosco de maneira crítica: “que não vai dar certo”, “que não sou capaz”, conversar de maneira a nos valorizarmos, isso sim é coragem: “vai em frente”, “você consegue”, “você se preparou para estar aí”. O medo é importante para nos preparar para enfrentar os desafios, mas lembre-se o que não pode acontecer é o medo nos paralisar.

A última dica é ampliar a nossa consciência sobre nós mesmos, sobre nossos talentos, propósitos, saber também o que precisamos trabalhar e desenvolver em nós mesmos é fundamental para nos relacionarmos e encararmos os momentos de desafios com mais leveza, sabendo administrar nossas emoções e sabendo claramente por qual caminho seguir para que eu possa conquistar a minha realização profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>