Me tornei líder e agora?

Atuando como coach de carreira, já me deparei com jovens profissionais muito talentosos e bem qualificados, porém que se sentiam muito inseguros quando o assunto era liderar uma equipe: Como conduzir uma equipe? Como ganhar a confiança dos colaboradores mais velhos? Como fazer com que a equipe se comprometa e alcance os resultados esperados?

Se apropriar do seu papel enquanto líder e acreditar no seu potencial de aprendizado e desenvolvimento é o primeiro passo, o que irá gerar credibilidade e segurança para que você possa executar o seu trabalho.

Ter claro qual é a sua missão e a da equipe para a área onde irá atuar, qual precisa ser a sua entrega e ter a exata clareza, de qual lugar, a mesma, ocupa dentro da empresa, irá ajuda-lo a ter foco e direção nas suas atividades.

Busque conhecimento e aperfeiçoamento constante. Uma maneira muito particular e poderosa de aprendizado é buscá-lo com os colaboradores mais velhos, não é porque você está no papel de líder, que não pode aprender com quem tem uma bagagem, na maioria das vezes, enorme de conhecimento. Isso te aproximará dos seus colaboradores e o ajudará a criar conexão com a equipe.

Busque também autoconhecimento, pois como você irá liderar uma equipe, cada qual com suas habilidades, conhecimentos e comportamentos individuais, se nem você  mesmo se conhece?. Conhecer seus valores, crenças, propósito, pontos fortes e oportunidades de desenvolvimento, faz toda a diferença, até mesmo para que você possa descobrir qual será o seu estilo de liderança. O autoconhecimento nos torna capazes de identificar e refletir sobre nossas atitudes e comportamentos, e assim, passarmos a interferir com mais eficácia em nossos resultados profissionais.

Quando o líder se conhece ele é capaz de ampliar as possibilidades de colocar em prática os seus talentos, usando-os a seu favor e conseguir enxergar as oportunidades de trabalhar aquilo que ele precisa desenvolver. Disparidades entre “quem eu sou” e “quem eu penso que sou”, podem levar a situações de fracasso, por isso o autoconhecimento é tão importante para conseguirmos encarar a realidade com mais clareza.

Outra dica é buscar referências de líderes que você admira e aprender com os mesmos, essa é uma boa oportunidade de desenvolvimento.

E por fim, não menos importante é conhecer a sua equipe, conheça o que cada colaborar possui de melhor e use essas habilidades para ajudá-lo em sua gestão e para incentivá-los no trabalho. Deixe claro o que você espera deles e esteja aberto para ouvir o que, os mesmos, possuem para agregar e para perceber as suas dificuldades, assim você conseguirá atuar de forma a ajudá-los a se desenvolverem para que possam alcançar boa performance.

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