A importância do feedback na liderança.

O propósito dos líderes é desenvolver e formar pessoas, mas para que as mesmas se desenvolvam, é muito importante que elas saibam exatamente qual caminho precisam seguir e quais competências precisam desenvolver para que possam obter os resultados esperados.

Já ouvi de alguns líderes que eles sempre procuram transmitir feedbacks aos seus liderados, mas que os mesmos é que não os aceitam, sendo assim, se faz necessário entendermos que existem algumas reações comuns aos feedbacks:

Negação: “eu não faço isso”, “eu não sou assim”, “esse feedback não tem fundamento”, qual o líder que nunca se deparou com algumas dessas objeções?

Indiferença: quem já ouviu a seguinte frase: “sempre fiz assim, sempre deu certo, porque preciso mudar agora?”

Aceitação: quando o colaborador consegue realizar uma análise do feedback recebido, livre de julgamentos e interpretações , ele consegue enxergar o feedback como uma forma de crescimento para si mesmo, onde a pessoa avalia a situação e o próprio comportamento e realmente percebe que é preciso melhorar, naquele determinado aspecto.

Mas como agir para que o meu liderado, consiga chegar a essa aceitação diante do meu feedback?

Uma dica importante para o líder no momento do feedback é narrar o comportamento, exatamente como aconteceu e apontar as falhas, sem usar adjetivos, rótulos, sem alterar o tom de voz,  isso significa não falar especificamente da pessoa, mas do comportamento inadequado para determinada situação, isso faz com que o colaborador não tome aquele feedback como algo pessoal, mas passe a observar o que ele poderá fazer diferente da próxima vez.

Não critique, dê um feedback construtivo, para que a pessoa possa aplicá-lo na prática, pois só assim, ela poderá melhorar efetivamente.

Procure explicar qual o impacto daquele comportamento inadequado para com você líder, para o time e para o negócio como um todo.

Para que o colaborador não se sinta constrangido, o feedback deve ser dado de maneira particular, muitas vezes, diante de um acontecimento e no calor do momento podemos não nos atentar para essa questão e transmitir um feedback perante outras pessoas. Checar se o colaborador entendeu o que você transmitiu através do feedback e se colocar a disposição para ajudá-lo no que for necessário para que o mesmo, possa melhorar, também é uma dica para que você crie conexão e promova mudanças efetivas no comportamento dos seus liderados.

Apesar do feedback ser algo temido tanto pelos líderes como para os colaboradores, ele se faz extremamente necessário, pois qual colaborador não sente a necessidade de saber sobre o seu trabalho?. O feedback amplia a consciência e promove o desenvolvimento de competências tão necessárias para o aprimoramento e realização profissional. Praticá-lo é a melhor maneira de o encararmos como algo natural e parte integrante do nosso desenvolvimento.

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